domingo, 29 de novembro de 2009

Barcelona mais uma vez!



Aqui estou em Barcelona de novo, já lá vão dois anos desde a última vez..e é incrível como me sinto sempre em casa na Catalunha (acho q devo incluir Valencia), aliás, gostava q aqui fosse a minha casa. Desta vez trouxe me uma homenagem ao Professor Dr Sabater Pi, para a qual tive a honra de ser convidada. Penso q em Portugal seria difícil um "Alcaide" e um Reitor da Universidade convidarem alguém do povo como eu...Mas aqui acharam q sim e eu sinto me muito feliz e orgulhosa, pena o contexto ser triste. Convém salientar q o Dr Sabater Pi recebeu inúmeros prémios aqui na Catalunha de âmbito científico e artístico e que lhe fizeram uma fundação há cerca de 4 anos, ou seja, as medalhas de ouro da cidade de Barcelona e da Universidade de Barcelona não são de todo filhas únicas mas sim a última homenagem de muitas.
Pequeno intervalo pq chegou uma tortilha para eu devorar!!!!!!!!(n havia mesas devido ao jogo Barcelona-Madrid )
(...)

A primeira vez q vim a Barcelona foi c o meu Pai :), q tinha cá estado em 1958;)..foi precisamente para falar c o Dr Sbater Pi q deu luz verde para q eu fizesse o estudo c gorilas no Zoo.
O Professor Dr Bracinha Vieira foi o mentor do projecto a quem estarei eternamente agradecida.
Mas,....Barcelona, confesso, tem agora, para mim, um ligeiro travo amargo: o meu querido Dr Sabater Pi já não mora no seu ensolarado àtico.
Mais uma âncora q se foi... mas cuja obra e saudade perdurará p sempre!

Hay que aceitarlo...

2 comentários:

Érico Cordeiro disse...

Que inveja, cara Sofia!
De onde quer que o Dr. Sabater Pi esteja, sente um grande orgulho da talentosa discípula!
Aproveite a estadia - e as tortillas!!!!
Abraços do lado de cá do Atlântico!

Sofia Urko disse...

Ó Érico, obrigada pela sua genorosidade! Espero q sim, q ele sinta a energia e emoção q estiveram presentes ontem no salão 'un cent' do 'Ajuntament' de Barcelona. O vazio fica sempre, a saudade perdura, mas tem q haver a humildade de saber aceitar uma perda.
Um grande abraço com amizade, já de Portugal, Sofia:)