sábado, 12 de dezembro de 2009

Parabéns Manoel de Oliveira!!!





Parabéns Manoel de Oliveira!!
Cento e um é a soma de anos que o cineasta português completou ontem dia 11 de Dezembro de 2009.

Concretamente falando, Manoel de Oliveira é o realizador, com mais idade, ainda em actividade.Foi há 101 que nasceu, no Porto, filho do primeiro fabricante de lâmpadas em Portugal e oriundo de uma família aristocrata.
Mas a sua vida não começou logo com o cinema. Dedicou-se ao atletismo, àrea em que foi campeão nacional e praticou automobilismo, sendo também um simpático bon vivant.
Começou então a dar os primeiros passos na arte que o viria a seguir até hoje: - Foi estudar representação com 20 anos e adquire, mais tarde, formação técnica nos estúdios da Kodak, na Alemanha.
Introduziu com “O Acto da Primavera” um processo chamado antropologia visual, que seria usada mais tarde por outros cineastas.
A sua primeira longa-metragem, Aniki Bóbó, de 1942 é uma obra marcante do realizador, contando a história das aventuras de crianças, da zona da Ribeira, na cidade do Porto.
Por entre longas (32 até hoje) e curtas-metragens trabalhou com actores como John Malkovich, Catherine Deneuve, Chiara Mastroiani, entre outros, tendo sido distinguindo com vários prémios em festivais internacionas como Cannes, Veneza ou Montréal.É casado com a mesma mulher desde 1940, com quem teve quatro filhos.
Para celebrar o seu 101º aniversário o Museu de Serralves exibiu o filme Aniki-Bobó, no qual marcaram presença cerca de 400 alunos da cidade do Porto.

4 comentários:

Érico Cordeiro disse...

Sofia,
Parabéns pela belíssima postagem e também um brinde ao grande cineasta Manoel de Oliveira (de quem conheço apens o excelente O Convento).
Engraçado é que esta semana também se comemora o 102º aniversário de outro homem notável, o nosso Oscar Niemeyer.
Grande abraço!

Sofia Urko disse...

Érico, obrigada! Aniki bóbó, é um filme muito ternurento do Manoel de Oliveira sobre a vida de crianças carenciadas de uma zona aqui do Porto, q está quase igual e eu já lá dei aulas 2 anos (este filme era um calmante p os alunos embora fossem mt mais velhos). O vosso Niemeyer, q eu tb consiero meu, (o meu Pai nasceu no Rio!!).. é outra pessoa q eu admiro muito muito...desde miúda q conheço fotos dos seus trabalhos nos livros/revistas do meu Pai, q tb é arquitecto. Érico a vida é tão simples..se fizermos aquilo q realmente gostamos sermos mais felizes e provavelmente bons..Eu ainda n cheguei aí,....será q ainda vou atempo?? Embora goste de dar aulas e adore a vertente humana da relação Professor/aluno a minha grande paixão é o estudo de primatas n humanos e vountariado! Algo perfeitamente conciliável am África, no Brasil ou na Ásia...Um abraço, obrigada pela sua simpatia é genorisidade:)

Érico Cordeiro disse...

Cara Sofia,

Desejo a você um Natal repleto de alegria, saúde, paz e, sobretudo, muito jazz.

Um Feliz 2010, cheio de felicidade, sucesso e realizações!

Sofia Urko disse...

Caríssimo Érico,obrigada pela sua mensagem de Natal! Eu estive em Coimbra e a rede, do computador, n estava a funcionar lá!Espero q tenha tido um Bom Natal e desejo - lhe um EXCELENTE 2010 com Muita Saúde e, por isso, TUDO o resto! em especial... jazz :)
Um abraço com amizade,
Sofia:)