quinta-feira, 18 de junho de 2009

Billie Holiday, Strange fruit.







From 1882-1968, 4,743 lynchings occurred in the United States. Of these people that were lynched 3,446 were black. Many of the whites lynched were lynched for helping the black or being anti lynching.(in youtube)



Infelizmente, como podemos ver nas excelentes séries de Joaquim Furtado, não foram os únicos. Parafraseando um pouco Nietzche,ainda que de forma algo arrevezada, já vivemos o mal, agora poderá haver o BEM.








SINFONIA

A melodia crepitante das palmeiras
lambidas pelo furor duma queimada

Cor
estertor
angústia

E a música dos homens
lambidos pelo fogo das batalhas inglórias

Sorrisos
dor
angústia

E luta gloriosa do povo

A música
que a minha alma sente

Agostinho Neto, 1948, "Sagrada Esperança" Livraria Sá da Costa Editora

4 comentários:

Érico Cordeiro disse...

Cara Sofia,
A estupidez humana é algo que parece não ter limites. Creio que só a arte, ao transformar em beleza algo tão aterrador quanto os linchamentos, pode nos redimir e nos dar esperança de um dia vivermos em um mundo menos cruel.
O vídeo de Billie Holiday é maravilhoso e o outro (gostaria de saber quem canta - a versão é linda, embora diferente) é de uma dramaticidade perturbadora.
Um afetuoso abraço do lado de cá do Atlântico

Sofia Urko disse...

Caríssimo Érico,
Obrigada pelo seu comentário! Na verdade eu também não sei quem canta mas vou tentar descobrir. A minha pfonte foi o you tube e achei importante anexar ao cli Da Billie Holiday pois aparece a letra p além das imaagens, altamente perturbantes, mas, infelizmente, tremendamente reais, sim só a arte para, simultâneamente, nos transmitir esperança. Como diz Louise Bourgeois, temos que esquecer o passado para viver o presente, mas tirando dele a força de impedir que se cometam erros similares. Obrigada pela força!
Abraço com amizade
Sofia
ps_ontem aqui foi noite de S João, festa rija até às tantas da matina!!(o nosso pequeno caranaval..)

Sofia Urko disse...

Caro Érico,
Olá de novo! O nome do cantor é mesmo Aaron e penso que ele é francês!
Abraço deste lado de Atlântico:)

Érico Cordeiro disse...

Cara Sofia, obrigado.
Realmente vi o nome, mas não sabia se era um grupo ou cantor. A versão é, de fato, belísima.
Quaanto ao São João, moro numa cidade em que são muito fortes as tradições juninas (aqui se comemoram os dias de Santo Antônio, São João, São Pedro e São Marçal - praticamente o mês inteiro temos folguedos e festas típicas).
Um afetuoso abraço!!!